SEO

O SEO é a abreviatura de Search Engine Optimization e consiste num processo de várias otimizações de modo a obter tráfego orgânico e gratuito vindo de motores de busca, como o Google.

As otimizações podem ser várias, On-Site e Off-Site, e quando executadas corretamente podem melhorar significativamente o posicionamento de um site nos motores de busca, e consequentemente o tráfego (leia-se visitas às páginas internas do site e Homepage).

Este é um processo que pode trazer bons resultados a médio/longo prazo e não deve ser encarado como uma única solução para todos os problemas de tráfego de um projeto na Internet.

O SEO deve ter como principal objetivo beneficiar em primeiro lugar a experiência dos utilizadores com o site, e nunca ser feito exclusivamente a pensar em robots ou motores de busca.


Análise e Requisitos

Iniciar um novo processo de SEO ou pegar num projeto estabilizado e recomeçar esse processo pode envolver estratégias diferentes. No primeiro caso não existem quaisquer dados, no segundo pode existir um histórico anterior de posicionamentos, palavras-chave, etc.

Será necessário fazer um levantamento dos requisitos, e em conjunto com o cliente delinear estratégias de otimização SEO para atingir os resultados desejados.

Otimização On-Site e Off-site

Em qualquer site é sempre necessário ter em mente algum tipo de otimização, e nós fazemos isso de raiz quando desenvolvemos projetos de Web Design para os nossos clientes. Quando temos que trabalhar em projetos estabilizados teremos que trabalhar em parceria com a equipa de desenvolvimento do cliente, fazendo um relatório exaustivo de otimizações On-Site e Off-Site que podem ser feitas.

Auxiliamos os nossos clientes sobre o que devem ou não fazer em termos de otimizações Off-Site, mas por questões de constrangimento de tempo não podemos ser nós a fazer.

Acompanhamento e Reporting

Acompanhamos os nossos clientes na análise dos resultados e na dissociação do que são as métricas das otimizações SEO do resto, que podem ser naturais ou diretamente relacionadas com ações do cliente.

Enviamos relatórios detalhados com a evolução do desempenho do site, e indicações de melhoramentos ou atualizações que devem ser feitas em tempo útil.

Atualizações ao Algoritmo do Google e Penalizações

Ninguém tem dúvidas em afirmar que o Google é o motor de busca mais utilizado no mundo, e que dificilmente terá a sua condição de líder ameaçada durante os próximos anos. Assim sendo é fundamental estarmos bem posicionados para recebermos visitas orgânicas, poupando assim algum dinheiro que pode ser canalizado para outras coisas, como por exemplo publicidade online.

Com o passar dos anos o Google foi ficando cada vez mais inteligente e conhecedor do mercado, lançando a cada ano que passa cada vez mais atualizações ao seu algoritmo. Estas podem influenciar os posicionamentos orgânicos e afetar a rentabilidade de projetos na Internet.

Para que o seu projeto não seja penalizado ao nível do posicionamento em palavras-chave úteis, será necessário que tenha em mente em primeiro lugar a satisfação dos seus utilizadores, e em segundo lugar seguir à risca as linhas orientadoras da Google para não entrar em incumprimento.

Procura desenvolver uma estratégia de otimizações SEO? Peça-nos informações sem compromisso.

Consulte-nos